sábado, 27 de agosto de 2011

em que dia

em que dia fomos chá quente e cobertor não só frio extremo, em que dia fomos felicidade plena não só uns dias de carnaval, em que dia fomos liberdade não cativeiro de nossas próprias conquistas, em que dia abrimos mão da razão pra que a outro ela pertencesse, em que dia nós fomos a solução não o dedo que aponta o problema, em que dia fomos um tijolo não a sala já decorada, em que dia nos conformamos em ser uma derrota mesmo sabendo que são infinitas possibilidades de vencermos as que estão ainda por vir, em que dia questionamos nossas verdades antes de não aceitar outras, em que dia fomos joelhos no chão não vaidade em riste, em que dia condenamos nossos atos antes de julgar os que não são nossos, em que dia fomos de fomes que não nossas mesa farta não só as sobras dela, em que dia fomos um dia de natal para alguém que jamais ouviu falar em renas nem em trenó, em que dia  fomos uma saída, uma moeda, uma porta aberta que não fosse para nós mesmos.

sobre os sábios


sábio é aquele que sabe que a felicidade tanto como a paz são lugares provisórios que abandonamos quando o vento para de soprar a nosso favor e o sol por algum motivo inexplicável deixa de visitar nossa janela.

um dia somos

um dia somos dias cinzas outros uma lâmpada acesa, um dia somos fome outros pão e café, um dia somos a lágrima de uma criança outros o motivo de seu sorriso, um dia somos o inverno o outro o cobertor, um dia somos o desencanto em carne unhas e sombra outros esperança caminho a ser seguido, um dia somos terra infértil, pedra entre o querer e o ter, outros somos maçã a ser mordida e seta que aponta para uma nova conquista, um dia somos cárcere privado, outro voo, azul, céu e pouso, um dia somos impiedosos arrogantes outros somos mão dedo e unha estendida, um dia somos feios sujos coisas sem graça outros somos sombra, sol sede e copo de água, um dia somos o que jamais poderíamos ser, outro somos humanos vestimos outras roupas e procuramos não ser nunca mais o que não se pode ser.

Não de teu sorriso em vão se não sabe onde vai arrancar outro, não se desarme de tua paz se não sabe se tem forças para batalhar por ela novamente, não meça esforços para contribuir para o bem estar do outro, só faça isto se o que te sobra supre tuas necessidades, divida todas as tuas posses desde que se vê capaz de conquistar elas todas novamente.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

carater

o caráter de um homem é definido com uma simples equação, o que ele fez, mais o que ele tem, igual ao que pretende conquistar.

+ 1

se a força for realmente necessária, que se use a do pensamento não a do punho fechado.



Em terra sem lei quem tem um canivete é rei.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

da simplicidade

É com frio que faço fogo, 
é com sede que bebo água, 
é com fome que mastigo o pão, 
nem toda esmola deixa de ter um preço. 
é com esperanças que colocamos os pés no outro dia. 
é com os olhos que acaricio as cores, 
é com as mãos que cultivo as flores, 
é sem luz que acendo a vela, 
é com muito sono que apago ela com um sopro. 
é com uma página nua na mão que escrevemos o futuro. 
nem todo amor pede uma cama, 
nem todo beijo é por desejo. 
escrevo raso, 
evitando a profundidade evito de me afogar, 
e o dia se aquieta, 
como uma criança depois de ser amamentada.                           

costurando coisas


Não existe luz no fim do túnel então porque me
pergunta porque ando com essa caixa de fósforo
e essa lanterna na mão,não encontro diamantes
pelos caminhos que ando porque insiste em perguntar
porque carrego comigo alguns trocados na carteira e
umas moedas no bolso,não existe futuro ainda porque
insiste em me mostrar com o dedo o que ainda não
vejo, quanto custa o bom senso com quantas mentiras
conquistei tua compreensão, existe um lugar chamado
paraíso e tem noites que imagino ele sendo um canto
onde crescem flores sem serem semeadas e vingam
paixões a cada raio de sol que pinga na terra.

uns pensamentos

Quantas horas são necessárias para nos provar que o maior dos cansaços está na espera.

Omita se precisar
minta se for necessário,

Crie se te pedirem,
Invente se te obrigarem.


e no pico da montanha eu compreendi  que deus não estava lá no céu mas tinha me carregado até ele.

não é parte 1


Não é roubo é cleptomania,
Não é gênio é esquizofrenico,
Não é culpa é bulemia,
Não é doença é aneroxia,
Não é bíceps é anabolizante,
Não é a lei da gravidade é silicone,
Não é abuso é pedofilia,
Não é imposto é contribuição,
Não é censura é bom senso,
Não é Mauro é Maria,
Não é preconceito é homofobia,
Não é manchete é sensasionalismo,
Não é arrogante é excentrico,
Não é esquisito é exótico,
Não é futil é apelativo,
Não é negligência é sistema inoperante,
Não é descaso é falta de leitos,
Não é fome é compulsão,
Não é viril é viagra,
Não é pedágio é colaboração,
Não é culpado é suspeito,
Não é inveja é critica construtiva,
Não é esmola é abono,
Não é acordo é troca de favores,
Não é vil é maquiavélico,
Não é guerra é genocídio,
Não é o fim é o começo dele.

bom dia

Sinto o perfume da manhã que se aproxima o sabor das horas que ainda dormem,o cheiro do mel no pão,do café quente ainda sem açúcar do queijo ainda não fatiado e com o gosto dos sonhos ainda na boca abro a janela para ver o sol que mesmo tímido lembra um lindo sorriso. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

faça acontecer

Não tem vento sopre, não tem sol faça uma fogueira, não tem mar contente-se com o chuveiro, não tem asas movimente o pó das calçadas, caminhe, errou o alvo atire novamente,arrisque, se foi longe demais volte ou insista um passo a mais pode te levar a um abismo como também a uma nova conquista, se não tiver ido ainda a lugar nenhum corra o que te afasta de todos os teus quereres é a tua impotência de tomar o rumo que pode te levar ao que tu quer ou não ter em tua vida. 

não se mede a grandeza de um homem pelo que ele já fez  ou por aquilo que ele deixou de fazer e sim pelo que ele ainda pretende fazer.

em vez disso aquilo

 

Em vez disso aquilo, em vez de uma bandeira um trapo branco desde que lembre paz, em vez de uma porta uma parede desde que eu não nos prenda a um só lugar, em vez de um preço uma troca, desde que o que eu lhe dê te sirva, e o que eu ganhe não lhe tenha nenhuma utilidade, em vez de um grito um suspiro desde que nos ouçam, em vez de um monte de sonhos uma só manhã com gosto de sereno e cheiro de café forte.                     

que teus atos te construam

Se dúvida de tuas próprias certezas 
não se apegue as que não são suas, 
se um dia te disserem isso é impossível  
aceite o desafio e prove que não é, 
se deseja ser alguém importante seja antes de tudo pra você mesmo, 
se quiser algo que ainda lhe falte batalhe por isso, 
se quiser ser melhor como homem exercite mais tuas virtudes, se optar por ser paz não o fuzil pratique mais da diplomacia,
se quiser ser aos olhos do mundo um lampejo de esperança não deixe que o ouro o poder a ganância a ambição te corrompam.   

ser alguma coisa

Ser voo até desintegrar as asas,
navegar até ser engolido pelas águas,
andar até ser só velhas pegadas,
viver até o corpo cansar e abandonar a alma.

ser voo e céu, ser mar e sal, ser calma e tempestade, ser alma e corpo, ser perfume e pétala, ser beira do caminho e fim do dia, ser ouro ou ser pedra, ser guia ou se cão, ser grande caminho ou calo no pé, ser forte ou galho quebrado, ser mar ou pingo de torneira, ser paz ou bala perdida, ser água benta ou ateu, ser paixão ou gratidão, ser fome ou caviar, ser trapo ou bandeira, ser isso ou aquilo que a importância esteja em ser alguma coisa não em apenas querer ser.

um pouquinho de ambição só

 

Se tiver dúvidas de onde quer ir não vá, se não souber onde está saia do lugar, se tiver mais do que o necessário é porque tem algo que não é teu, se tiver menos que precisa é porque perdeu pelos passos de quem tinha mais ambição que você.

desde que não te falte.

 Não ofereça abrigo se o teu mal cabem teu jardim teus pensamentos teu quintal teus sonhos, não prometa felicidade a alguém se não tem de sobras alguns sorrisos na boca, não prometa teu mundo para outro se sabe que o que dar vai dar esta todo em ruínas, não pague pedágio para passar se nem sabe aonde quer chegar, não queira ser um sol para ninguém se não consegue brilhar nem para si mesmo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

antes de querer mudar o mundo

antes de querer mudar o mundo organize seu guarda roupa, antes de querer mudar o mundo aprenda a atar seus cadarços antes de querer mudar o mundo aprenda a dar o nó sozinho em sua gravata antes de querer mudar o mundo adestre teu cão não esqueça de apagar as luzes antes de se deitar, e antes de tudo ou todos certifique-se que se não é você que tem que mudar não o mundo.

queira o que pode ter

Não queira o mundo a teus pés se pouco usa com sabedoria o pequeno quintal que tens.

A humildade é uma virtude desde que ela não te apequene tanto frente aos teus desafetos, a simplicidade é necessária numa medida exata para que ela não seja confundida jamais com a futilidade, a sinceridade é uma pedra preciosa que devemos confiar a quem damos, pois em mãos erradas pode ser a pedra que depois arrebentará nossa vidraça.

ser algo ou não ser

Se não souber que dar, dê um bom dia, se precisar de algo que não tem, peça, se quiser dar algo que muitos precisam, que seja um sorriso, se desejar oferecer o que muitos precisam que seja um pouco de paz, se quiser ser fogo em inverno rigoroso não esqueça primeiro de ser o machado que corta a lenha. se quiser não ser nada para ninguém nunca chegue nem acene.

um dia silêncio outro canção

 Um dia fomos cadência do samba, outro só o som da cuíca solitária numa quarta feira de cinzas, em certos invernos fomos fogo violões e paz esparramada pela grama verde, outros fomos só o estalar dos machados derrubando galhos encharcados de orvalho, um dia somos abrigo conforto uma mão solidária, outros uma sala vazia em que os quadros de natureza morta chegavam a exalar perfumes que não mais existem.

meu cão


Quanto mais ouço os homens mais presto atenção nos latidos de meu cão.

é

Não penso mais do que devo, somente o necessário para não ser chamado de caloteiro.

não só peça

 

Não só peça flores também tenha um jardim, não queira um céu só para ti,os pássaros precisam deste azul para voar e as estrelas de um lugar para ficarem penduradas a noite. Brilhe para você mesmo antes de querer que todos os refletores se voltem só para tua vaidade, julgue com bastante rigor teus próprios atos,eles te ajudarão a justificar porque condena a conduta de outro e a tua própria absolve sem hesitar.

domingo, 21 de agosto de 2011

 

Não de teu sorriso em vão se não sabe onde vai arrancar outro, não se desarme de tua paz se não sabe se tem forças para batalhar por ela novamente, não meça esforços para contribuir para o bem estar do outro, só faça isto se o que te sobra supre tuas necessidades, divida todas as tuas posses desde que se vê capaz de conquistar elas todas novamente.

de coisas parecidas com que ouvi

Carregue teus sonhos mas deixe os sonos na cama, não se canse de buscar por liberdade mas não esqueça que em primeiro lugar tem que colocar os pés na rua, se o dia hoje não lhe sorriu quem sabe é porque se guarda no amanhã, o motivo, e de tantas coisas que ainda te faltam te agarre as que tem, o difícil não é conquistar mas manter o que já possui.

conversando comigo mesmo

Sumiu o cristo redentor do rio,
A torre eiffel caiu sobre paris,
Os Beatles não são de Liverpool,
Hitller descobriu a lei da gravidade
O samba foi abolido do Brasil,
Tire algo dos cartões postais e cidades inteiras
Se apagam dos livros de história,
Não existem príncipes encantados
Nem princesas com cabelos longos escondidas em castelos,
E as bruxas foram queimadas muito antes na inquisição,
Tire o final feliz das coisas elas o que vai ser do sonho aquele que embriaga a gente e torna a vida mais saborosa,
Michael Jackon é idolatrado pelo que fez,
E o que ele fez foi o mesmo que nossos padres fazem hoje com a mesma  mão que também distribui a hóstia,
To pensando!!!!!!
Não é bom com ramones nos tímpanos.kkkk.
Sabe aquelas coisas que todos procuram
Que não se compra nos botecos da esquina,
Nem nas prateleiras de supermercado,
O que todos desejam, uma unanimidade de todo ser humano ,
Eu já vi na boca de um menino pedindo esmola,
Eu já vi nos olhos de um sábio com o pôr do sol dentro dos olhos,
Eu vi no sorriso tímido de uma linda mulher ao ganhar uma flor,
Detalhe roubada,..... kkkkk
Princesa Isabel não libertou os negros
É só olhar para as favelas,
Dom Pedro nunca proclamou a república,
Se não, não  seriamos o amém dos EUA.
Teriam graça hoje as piadas na ausência de Chico Anysio,
Se não existisse Hugo chaves,
É impossível divulgar a cura da AIDS,
Quantos laboratórios teriam potencial para criar um vírus que desse o mesmo lucro.
É de vez em quando falo sério.

e depois


 E depois de invadir tua liberdade, apoderar-me de todos os teus segredos, corromper tuas idéias, e ter parte em todas tuas decisões e sem medo de suportar quais forem as consequências. E depois que eu me pôr em cada sonho teu, e de todas as fugas eu ser a única que tu sempre procura, quem sabe antes de ser devorado por uma escolha equivocada eu seja lembrado não como uma saída de emergênçia mas como uma opção.

simples

Com a delicadeza de quem colhe uma flor te carrego pelos dias sem deixar o vento espalhar teus cabelos nem chuva apagar teu sorriso. 
.

ache em ti

Não procure sóis dentro de mim posso ser sombra, não procure flores dentro de mim posso não ser mais que uma semente ainda não colocada na terra. Não procures tempo dentro de mim posso ser só passado, não procure mares dentro de mim posso ser dele só o sal , não procures o pão posso ser agora só a fome.

ela e eu

Ela disse que não tinha nada a dar,
porque até aquele dia nada em suas mãos carregava,
eu disse que também não tinha,
porque as flores ainda não tinham sido colhidas,
ela disse que tinha perdido todos os sonhos,
e que não via mais o amanhã,
eu disse que a manhã estava bela,
e que o café iria esfriar se ela não tomasse,
ela disse que ninguém a amava,
eu disse que tinha feito a barba,
e tinha um cão chamado russo,
e que era negro feito uma noite sem lua,
ela disse que não era feliz,
eu disse que também chorava mas nem sempre era de tristeza,
ela disse que tinha medo de apagar as luzes,
eu disse que tinha cortado lenha e posto ao lado da lareira,
ela disse que tinha perdido a esperança em tudo,
eu disse que em um sorriso de uma criança eu tinha visto um mundo mais justo em outros dias.

alguns pensamentos

Viva um dia de cada vez, todos tu viverá somente se cometer suicídio.

O importante não esta sempre em vencer mas em aprender como evitar a guerra.

Faça o que fizeres de tua vida mas faça o que puderes pra não ser infeliz, faça o que fizeres de tua vida só tenha inteligência necessária pra fazer tudo aquilo que pode te trazer amor paz e felicidade.


Não importa em que seita acredita em que altar te ajoelha em que tu deposita tua fé só não seja nunca um imbecil pra deixar um único segundo de sua vida de acreditar em você mesmo.


e quando


E quando ela achou tantos impossíveis ele lhe mostrou infinitas probabilidades e quando ela se encerrou dentro de si mesmo ele lhe deu uma avenida, e quando ela disse que nada tinha graça ele se vestiu de palhaço, e quando ela disse que não tinha mais sonhos ele a pegou nos braços e a colocou pra dormir.

não se contente

Não te contente com a autobiografia de uma celebridade
Faça sua própria história faça algo que mereça ser lembrado,
Não se contente com a liberdade que tem o pássaro para voar no céu
 use sua determinação pra não limitar teus sonhos,
não se contente em admirar o brilho incandescente de uma estrela
saiba que você é capaz de brilhar tanto quanto ela
não se contente em ser o coadjuvante de uma vida que não a sua,
seja o protagonista da tua própria,

não se contente em admirar a obra imortalizada na parede,
use teus próprios riscos pendure teus traços em tua sala,
não se contente com a prece a promessa faça acontecer teus milagres,
não se contente em saborear a verdade que guarda aquele que se diz dono dela
escreva teu roteiro seja não somente o que questiona mas o que tem respostas nem que seja para si mesmo,
não se contente em ser o motivo dos aplausos ,
seja que por um instante de  toda tua vida também a platéia.

se tiver


Se tiver a intenção de convidar alguém para alguma coisa que seja para ser feliz, se tiver algo a oferecer a alguém que seja um pouco de paz, se tiver algo para dar a quem muito precisa que seja compaixão, se quiser alimentar alguém que seja de esperança, se tiver que dar o que alguém necessita que não se compra não se vende e não se empresta que seja muito amor.

em que

Em que tempestade fui só sopro,em que mar fui só a onda,em que noite fui só o a apagar das luzes,em que terra fui só o barro,em que caminho fui só o atalho,em que atalho fui só as pedras,em que pedras eu fui só o limo.em que mar eu fui só o náufragio, em que naufrágio eu fui menos que um bote salva vidas,em que mar eu fui apenas o sal.em que hora eu fui só um relógio,em que relógio eu fui só um ponteiro parado,em que dia inteiro eu fui só o começo da manhã.em que noite eu fui só o um céu,em que céu eu não fui estrela,em que rumo fui para deixar de ser uma constelação.em que estrada fui só um passo,em que passo fui só a poeira levantada,em que caminhho fui só a esquina.em que lugar fui só uma peça,em que peça fui só um parafuso,em que concerto fui só a mão sem a chave de fenda.em que século fui só uma década,em que década não fui história,em que livro não estou escrito.em que guerra fui só o ódio,em que punho fui só uma lança, em que lança nunca fui um trapo branco.em que olho eu fui só lágrima,em que boca eu fui só fome,em que corpo eu fui só falta,em que homem fui coisa inteira achada. em que dia fomos solidariedade e ouvimos algum apelo,em que dia fomos cobertor não só frio extremo,em que dia fomos felicidade não carnaval,em que dia fomos luz não só escuridão,em que dia fomos liberdade não cativeiro de nossos próprias conquistas,em que dia fomos felizes não só sorriso,qual o ultimo dia que fomos nós mesmos não nos inventamos,em que dia fomos também o outro não aquele que esta sempre com a razão,em que dia nós fomos a solução não só o dedo do problema,em que dia fomos a semente não a rosa já tingida de vermelho,em que dia fomos o tijolo não a sala já decorada,em que dia fomos um grão de areia não o já o castelo,somos o que somos e não nos questionamos se podemos ser melhores,nosso maior pecado é não querer ser a oração mas sim já o milagre.e a noite se foi em largos passos sentia ela partir e o sol é um amigo que não precisa bater na porta para entrar.
Nunca julgue ninguém pelo seu fracasso,a pedra que hoje nos derruba amanhã é a mesma que usamos pra enfrentar nossos desafetos.

pronto para acabar com o mundo....

Pronto pra acabar com o mundo
Com um barbeador em punho,
Pronto pra incendiar a cidade
Com a mesma coragem que teve de levar pra cama junto um extintor de incêndio,
Pronto para a guerra para matar arrogantes pretensiosos e egoístas
Só esqueceu de lembrar que não teria coragem de puxar o gatilho contra sua própria família,
Pronto pra usar de todas as suas armas,
Mas quais afinais ele tinha,
Beijou sua mãe com um gosto de nunca mais,
E entre a porta e o portão parou e pensou como era grande essa travessia,
Pra ser um soldado ou um covarde uma opção ou outra se precisa de qualquer jeito de um pouco de ousadia,
Compre o que puder desde que tenha garantia,
Faça o que quiser desde que o amanhã não te cobre nenhum ato com juros,
pronto pra acabar com o mundo, com uma caixa de fósforos na mão e um extintor de incêndio na outra,
pronto pra acabar com o mundo mesmo sabendo que teu lar teu cão teus sonhos estão nele,pronto pra acabar com o mundo com toda essa incerteza de que antes de tudo poderia pelo menos tentar cuidar um pouquinho melhor do teu quintal.

e bebem da sagrada luz

E bebem da sagrada luz da manhã as flores os pobres os mendigos os turistas os
matemáticos os negros os velhos e bebem da luz da manhã o equilibrio a falta de
bom senso o perspicaz o viajante a imaculada inocência e a franqueza dos tiranos, e
bebem da luz da manhã os soldados e seus conflitos a maldade e suas desculpas o
suicida e a irresistível vontade de viver, e bebem da sagrada luz da manhã os
amantes os que cultivam ódio, o concreto a grama verde o fracasso o vencedor a
arte de saber que perder uma batalha é aprender com ela como vencer outra,
e bebem do da sagrada luz da manhã o escritor e sua inspiração a criatura e o
criador a convicção e o medo de pensar o desejo e a antecipada culpa do beijo não
dado,e bebem da sagrada luz da manhã o que afoga o que respira o que tem alma o
que só transpira o que viaja o que só tem raízes o que ilumina o que quebra o que
tem prazo e o que não tem garantia, e bebem da luz sagrada da manhã o insalubre
infortúnio e a vital necessidade de nunca perder a esperança.

foi

                                                          
Foi cedo ou foi tarde mas um dia foi,
É o que conta rede é o que lembra o perfume grudado nos lençóis,
se te guardo num canto ou numa gaveta seria apenas papel e letra
não me lembro de tua inocência e o que te faltava era tudo que me encantava,
se foi ácido ou foi viagem pradaria ou paisagem que me importa é que eu fui quem sabe até falta de onde ir,
e de todos os teus sabores o que talvez o único que me lembre foi aquele que não provei,
e de tantas coisas previsíveis  que cada ato teu se repita desde que não te gaste,
e se um dia fui mais do que podia foi porque você soube somar e em partes iguais aproveitar o que eu tinha de bom e ruim em mim,
foi muito cedo  ou foi muito tarde mas um dia foi,
fui pedra que mudaste de lugar fui areia que aprendi a voar com o doce sabor de um sopro teu,
fui metal que você quis contar preto ou branco que  quis pintar,
tentei ser sol céu azul pra você voar,
e quando foste de novo para o jardim compreendi que o encanto de uma rosa é não se esforçar nunca para ser uma.

entre eu e ela

entre eu e ela,
Paulo Coelho e Kafka,
Roling stones ou pagode,
a mulata sambando e a quarta feira de cinzas.
entre eu e ela,
o esmalte o aparelho de barbear,
o filme ou a pipoca,o passeio no zoológico
ou a máquina de lavar,
a razão ou a falta de bom senso.
entre eu e ela,
o ateu a bíblia,
a pressa ou a burocracia,
o voo ou a ave maria.
entre eu e ela,
o latido e o gato,
os pelos no sofá ou a sujeira no gramado,
o filé mignon ou a cerveja,
o paladar peculiar ou aguçado.
entre eu e ela,
o cadarço e o tamanco,
Al Pacino ou Brad Pitt,
a chapinha ou o gel,
Pierre Cardin ou liquidação de estoque.
entre eu e ela,
Freud ou casos de família,
vista para o mar ou para outro edifício,
natureza morta pregada a martelo na parede,
ou flores sendo regadas no jardim.

pode ser verdade

toda liberdade acaba quando esbarra no calcanhar de outra, assim como a lealdade só existe quando a cobiça não triunfa.

Exerça teu direito de ir e vir desde que esse direito não te impeça de por os pés em outra rua, e nem tome a chave do teu próprio lar.



Use e abuse de tua liberdade antes de querer vestir uma que não é sua.

algumas flores que não foram colhidas