sexta-feira, 30 de março de 2012

ser ousado ou não


Ser ousado é improvisar atalhos onde não há caminhos, é arriscar há ser um fracassado, um homem só pode ser chamado de vitorioso o dia em que ele aprender que com suas derrotas é que  ele sabe que o valor das suas conquistas é o mesmo, não importando o tamanho.
É  não deixar seus sonhos habitarem somente seus sonos, é dar asas a sua  liberdade mesmo tendo medo de altura, é privar-se de algumas convicções e dar ouvidos a outras que antes ignorava.
Ser ousado é sacrificar algumas vaidades é olhar mais para o horizonte do que para seu próprio umbigo é manifestar interesse mais  pelo coração de um  ser humano do que pela sua aparência.
Ser ousado é questionar nossas dúvidas é alimentar-se de outras verdades é provocar o amanhã sorrindo apenas para o que conquistamos até o agora.
Se ousado é preparar-se para a queda mesmo tendo consciência de que alguns obstáculos que se postam entre nosso querer e nosso ter, somos capazes de transformá-los em nossos aliados.
Ser ousado é não temer o rugido do leão, nem querer medir forças com ele e sim domestica-lo.
Ser ousado é ser ridículo se necessário é ser covarde se a prudência exige, e afinal sábio não é o homem que um dia depois de ganhar tantas guerras compreendeu que o único ser humano que não tinha o vermelho da culpa nas mãos era o  que tinha optado por semear a paz.
Ser ousado é  manter as janelas da esperança sempre abertas, é agarrar o impossível com unhas e dentes e tentar persuadi-lo para que ele nos de algumas probabilidades.
Ser ousado é sonhar pensar e agir,
é querer e fazer por merecer.
E quando o dia desbotou e minha boca acusou fome e sede como um beija flor procurei teus lábios.
                                                                                      roger fonseca

eu tua vitima



Que minha sede me empurre em direção a teus lábios,
que minha liberdade não perca de vista tuas asas assim 
como todos os teus delírios tuas febres e teus desejos 
inquietos, só tenham olhos para mim.




                                                             Roger fonseca

quinta-feira, 29 de março de 2012

sobre várias coisas

Retratos na parede, sorrisos desbotados,
Janelas empoeiradas, cheiro de silêncio,
Espelhos quebrados, barba por fazer,
Um pedido de socorro mudo,
Um grito doído preso na garganta,
Nos olhos o reflexo do sol que já se despedia,
Velhos sonhos, amontoados encima da estante,
Esperanças varridas para o canto da sala,
Com quantos erros se é abandonado se perguntava,
Com quantas lágrimas somos perdoados pensava,
Que tamanho tem que ter a humildade para que ela não seja confundida com fraqueza,
Um homem tem direito a paz um dia se ele não sabe que as maiores conquistas que obtemos na vida são com amor que oferecemos sem cobrar nada por da-lo.
Não se pode querer mais do que se semeia, pergunte a terra que jamais sujou as tuas mãos se ainda tem duvidas.
Chegamos as vezes tarde demais a conclusões que apostamos demais em nossas verdades sem dar ouvidos a outras que eram mais convincentes que as nossas.
Nos perdemos muitas vezes cedo demais por achar que ainda era muito cedo e as manhãs se jogavam pro passado uma a uma e nossa arrogância nos impedia de olhar para outro umbigo que não o nosso.
Quantas vezes não pedimos licença por achar que o caminho a nossa frente era exclusivamente nosso,
Que fizemos nós para merecer mais que o outro,
Que batalhas nos tornaram melhor que outro ser humano se com elas não aprendemos que numa guerra só há vencidos.
E por fim descalço agora pisando no presente cheio de espaços vazios será que não podemos desatar as correntes que nos atam há pedras já tropeçadas e com novas atitudes reconquistar aqueles que por ignorância um dia afastamos de nós por desprezar o seu respeito e seu amor por nós.
E antes do sol com toda sua humildade abandonar as horas já usadas lembrei dos fins de tarde que eu vestia as asas de um beija flor e matava minha fome e sede em teus lábios.

                                                                                                              Roger Fonseca
                                                                                                    


                                                                                                                                             

é fácil

é fácil explicar nossos erros difícil é não comete-los novamente,
é fácil culpar as pedras por nossos fracassos difícil é assumir a responsabilidade por eles,
é fácil justificar nossos atos difícil é não condenar os que não são nossos,
é fácil inventar um motivo para uma guerra difícil é ter humildade de estender a mão,
é fácil  cavar problemas difícil é desenterrar  soluções,
é fácil ser vitima, ser  febre, ser lágrima nos olhos, difícil é ser cura, grito de socorro, escrever seu próprio livro de auto ajuda,
é fácil falar em paz difícil é exercer a diplomacia,
é fácil falar em felicidade difícil é ser um sorriso não em nossos lábios,
é fácil falar de amor e amar difícil é tentar explicá-lo.
                                                                       Roger Fonseca

quarta-feira, 28 de março de 2012

um pensamento

Sábio não é o homem que diz que pensa, que idealiza, que converte, que vende ideais, que empresta conselhos, que aponta caminhos que ele jamais pisou, sábio é simplesmente aquele que tem consciência que o amor e a felicidade são dois sentimentos que só somos capazes de desfrutar se soubermos como conduzi-los de mãos dadas.
                                                                                                                              Roger Fonseca

homem e ilha

Todo homem é uma ilha cercado de grandes esperanças, muitos sonhos, infinitas probabilidades e violentas paixões.


                                                                                                                           ROGER FONSECA                                                    

pensando pelos cotovelos

Esqueça os jardins que não brotam mais flores,
E sorrisos que agora só tua lembrança ocupam,
O pó acumula onde os pés não se movem,
e os sonhos que agora acorrenta,
um dia serão doloridas insônias que só tem olhos para o que deixou de fazer.
Não priorize jamais algum objetivo isso vai amputar você de fazer novas escolhas, alastre mais tuas opções isso vai tornar menos doloroso se tiver que optar por um caminho que não é o que deseja para ti.
Há uma quantidade de homens mais realizados na vida por se adaptarem melhor aquilo que jamais desejavam ser.
Os homens mais bem sucedidos que conhecemos talvez sejam os que fracassaram em seus objetivos mas carregavam na bagagem uma quantidade absurda de outras alternativas, e infinitas doses de perseverança.
Somos o que da para ser e a natureza nos mostra que isso é possível, nem todos desejamos fazer chover, assim como nem todos desejam ter um direito ao sol aos que preferem a sombra e água fresca, a única certeza é que não podemos julgar ninguém e que temos que colocar limites em nossas vaidades porque enquanto rotulamos esse ou aquele de covarde ou fracassado esquecemos quanto tempo faz com que não nos olhamos no  espelho.
Enfim nem todos querem chegar há terra prometida, uns se contentam em ter uma casa com dois quartos uma sala e um pequeno quintal onde caiba uma grama verde pra aparar de vez em quando e uns latidos de uns cães.
e quando o vento úmido soprou na janela a promessa de um dia frio me joguei em teus braços e tirei de teus lábios o batom com gosto de sonho que eles ainda guardavam.
de: roger fonseca

ser todos os teus desejos

Conheci teus desejos sendo usados por eles,
E o tamanho de tua fome sendo devorada por ela,
E descobri que cada gota de teu suor continha um segredo,
E que o sabor de teu corpo tinha mais verdades que todas as palavras que arranharam um dia teus lábios.
Arrancando uma por uma de tuas pétalas por um breve instante me achei um sol,
Que teimava em não ser fim de tarde por não querer deixar de acariciar por um minuto que fosse sequer a tua pele. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

todo homem

Todo homem foi feito para brilhar
Quem sabe sua alma não nasça cada vez que uma estrela se apaga no céu.
Optamos por não ter direito a luz do sol quando nosso coração esta doente e nossos olhos fechados não guardam mais sonhos.
Todo homem nasceu pra ser livre como o vento como o vôo de um pássaro, abdicamos desse direito ao escolher caminhos já definidos e a nos contentar com verdades não  nossas e ideais que nos são oferecidos por um valor bem acessível.
Todo homem é uma eterna criança que perde a alegria de viver quando insistem na tola ideia de que adultos não choram que não precisam de carinho, de compreensão e de um tempo para rir de si mesmo.
Todo homem é grande é rico desde que ele saiba que na terra dois corpos não ocupam um lugar no mesmo espaço e que a igualdade entre um imperador e um operário é transparente quando cada um deles é inteiramente feliz com o que faz e com o que é.
Todo homem é forjado a uma quantidade absurda de virtudes e ao mesmo tempo de defeitos nobre é o homem que é consciente que para viver em harmonia com os outros seres humanos tem que administrar seus defeitos e aprimorar o quanto puder suas qualidades.
Todo homem é um herói, aos que se recusam a  reconhecer aquele que por prudência um dia em vez de enfrentar um inimigo apertou a mão dele.
Todo homem nasceu para amar aos que apesar dos fatos não se permitem dizer eu te amo por acharem que o sentimento mais nobre que um homem possui pode ser confundido com fraqueza.